enem 2018

Segundo domingo de Enem foi mais tranquilo no campus da UFSM

Thays Ceretta

Fotos: Ronald Mendes (Especial)
Cerca de 6 mil candidatos estão fazendo a prova no Campus da UFSM

ATUALIZADA -  às 19h45min do dia 11 de novembro de 2018

Neste domingo, os mais de 5 milhões de candidatos que buscam uma vaga por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) responderão as questões de Ciências da Natureza (química, física e biologia) e de Matemática. Eles terão cinco horas para responder às perguntas e preencher o cartão resposta, 30 minutos a mais do que no ano passado.  

Em Santa Maria, são cerca de 13 mil concorrentes. Assim como no domingo passado, os portões abriram às 12h e fecharam uma hora depois. A prova começou às 13h30min.

De acordo com a coordenadora do Enem do prédio 7 do Centro de Tecnologia, Simone Marion, hoje o movimento foi mais tranquilo.

- A gente percebeu que os candidatos começaram a chegar depois do meio-dia porque já sabiam o local do prédio e as salas de aula. Aqui no prédio, 472 estudantes farão a prova - comenta Simone.

No campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  cerca de 6 mil candidatos devem fazer o concurso. Entre eles Adolfo Gabe, 18 anos natural de Santa Maria. Como já cursa administração na Faculdade Metodista de Santa Maria, ele não se não se preparou muito em função das aulas e das provas, mesmo assim, Adolfo busca uma vaga no curso de Música e Tecnologia.

_ Estou indo na cara e na coragem. Não consegui estudar muito, não estava muito preocupado, mas espero passar. A primeira prova foi bem cansativa, difícil de interpretar, me surpreendi com a redação também. Essa acho que vai exigir mais concentração por causa das exatas_ analisa Adolfo.

1º Espaço Educar e Empreender termina neste domingo em Santa Maria

No primeiro dia do exame (4 de novembro), foram aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação teve cinco horas e meia de duração. O tema foi: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Os candidatos tiveram que escrever sobre como os algoritmos presentes na rede afetam o cotidiano e as práticas de consumo da população.

A partir das 15h30min os estudantes podem sair da sala. O concurso termina às 18h30min. 


A PROVA

Em uma breve análise da prova, o professor de matemática Vagner Lampert Ferreira (Vavá), do Challenger Desafia, constatou que as questões, de uma forma geral, estavam extensas e cansativas, exigiam muito a habilidade do aluno.

_ Os alunos teriam que fazer uma leitura rápida da questão, mas ao mesmo tempo atenta, destacando as partes mais importantes, ou seja, as partes numéricas necessárias para fazer um cálculo, mas principalmente analisar as alternativas, ir eliminando até chegar na solução de uma maneira mais rápida possível. Sobre os conteúdos, apareceram o que já esperávamos, os conteúdos tradicionais do Enem, como geometrias (plana, espacial e analítica), muita porcentagem, probabilidade, estatística, interpretação e comparação de fração, trigonometria e sequência. Enfim, foi uma prova que o aluno tinha que ter um preparo físico e mental, foi uma prova maçante, questões com enunciados grandes _ destaca Vavá.  



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

29% dos inscritos faltaram o segundo dia de Enem Anterior

29% dos inscritos faltaram o segundo dia de Enem

1º Espaço Educar e Empreender termina neste domingo em Santa Maria Próximo

1º Espaço Educar e Empreender termina neste domingo em Santa Maria

Educação